Iluminura no gótico

por Beatriz Monteiro Alves Pereira 


O QUE SÃO AS ILUMINURAS ?


Acho que você deve estar se perguntando o que seria essa tal de iluminura não é mesmo? Bom,  já reparou que naqueles livros bem antigos, mas bem antigos mesmo que você abre e sai aquela poeira que tem uns desenhos que ilustram algumas coisas?  Isso são as iluminuras, concordo que seja um nome estranho,  mas não fui que apelidei, caso contrário seriam desenhinhos mesmo. que vamos conversar aqui não são os antigos que tem na sua casa, são exemplares únicos feitos a mão no século XII e XIV. Sendo um pouco mais específica, esses desenhos podem vir sendo a primeira letra dos parágrafos mais importantes ou como desenhos em cores vibrantes que representam algo do texto, mas eles não pararam por aí: além disso, iluminuras são aquelas folhagem nas bordas ou qualquer tipo de desenho que tenha decorando texto ou se referindo a ele.Esses desenhos já têm uma longa tradição, inclusive já aparecem no periodo românico , mas aqui falaremos das iluminuras no período gótico,ou seja,a Idade Média urbana, onde os pergaminhos começaram a ser substituídos por livros encadernados,inclusive foi nesse período que começou a se expandir os contatos interpessoais.Nesse período a arte não era feita nos monastérios, mas sim patrocinadas por aristocratas que queriam mostrar sua riqueza com essas iluminuras. E com tudo isso eles acabaram por transformar aquela ideia de arte internacional,já que grande parte dos nobres mandavam fazer seus próprios livros iluminados.

 BELBELLO DA PAVIA

Artista italiano, trabalhou para Gianlucido Gonzaga em um livro de horas, e também trabalhou com nicolau III, ilustrando uma bíblia. Em 1461,o artista ganhou a missão de trabalhar para uma marquesa, Bárbara de Brandemburgo, e para ele isso se tornou uma grande desafio. Depois de um tempo a marquesa já não apreciava seus trabalhos, e isso resultou em uma mudança forçada de estilo. Da Pavia chegou a implorar para que pudesse continuar com seu estilo antigo, mas esse esforço foi em vão. Logo no ano seguinte ele foi substituído por um artista mais atual, e aceitou seu estilo “́ultrapassado “. Ele, sem dúvidas, foi um dos grandes artistas que influenciaram a iluminura na França.

-IRMÃOS LIMBOURG 

Paul, Jean e Herman Limbourg foram três artistas neerlandeses, tão importantes para a iluminura no gótico que é impossível falar dela sem fazer referência a eles. Eles eram filhos de um escultor de madeira mas resolveram seguir o mundo da pintura e como tinham um tio (Jean Malouel) que há tempos trabalhava para a realeza com  pintura a entrada deles no mundo da corte foi muito mais fácil, e foi com essa ajuda que conseguiram a encomenda do famoso livro de horas do Duque De Berry. Esse duque foi o filho mais novo do Rei Carlos X da França, e na época que ele era Duque seu irmão mais velho assumia o trono. Na França do século XI, quando os irmãos fizeram o livro "Riquíssimas Horas de Duque de Berry”. Um livro de horas era usado pelos devotos antigamente,nele possuía orações específicas para cada hora do dia, e eles tinham iluminuras muito presentes neles, normalmente eram livros menores que uma folha A4.  

Foi com essa obra ("Riquíssimas Horas de Duque de Berry”) que, muitos anos depois (de agosto a novembro de 2005), os irmãos ganharam uma das maiores exposições dos Países Baixos. Inúmeros estudiosos e inclusive a rainha Beatrix visitaram e apreciaram a grande exposição.Se repararmos bem as iluminuras mostram um pouco de como era a vida no tempo deles, como vestes e costumes, por exemplo.Outro ponto importante foi a perspectiva que os irmãos buscavam, sempre pela tentativa e erro, o que chamam de perspectiva empírica. A composição das obras e as paisagens também são elementos característicos dos irmãos.


Figura do livro de horas do Duque de Berry.

As iluminuras, por serem muito pequenas e detalhadas,eram sempre um trabalho coletivo. Uma pesquisa feita muitos anos depois pelo centro de conservação de papel e fotografia do Metropolitan Museum of Art em Nova York (1974)  revelou os estilos de traços dos irmãos ,que não tinham sido percebidos até então.Essa pesquisa foi bem completa e inclusive se trabalhou com o infravermelho para uma melhor percepção dos detalhes.

O que vou chamar de "mão" é o que vamos definir como um dos artistas,cada traço único deles e o que era característico de cada um que trabalhou no manuscrito.

A primeira mão ficou conhecida como a “drawing hand"(mão desenhista). Essa mão tinha  um estilo mais linear, como podemos perceber na foto abaixo, em que  pequenas linhas, em conjunto, formam a pintura. É bem provável que fosse esse irmão o que fazia os desenhos subjacentes, ou seja, os desenhos por baixo das pinturas.



Podemos ver claramente pequenas linhas formando a pintura nesse desenho.

O segundo traço que foi analisado foi “the painterly hand”(mão de pintor); Esse traçado não era tão marcado; ele era mais suave, com mais camadas de tinta, e nas bordas de cada forma apresentava um tom mais escuro para separar as figuras e tentar uma ideia de luz e sombra. Essa era a forma de expressão que trazia para o admirador uma maior suavidade nas formas,com traços mais leves, soltos e esculturais. No entanto, existe uma menor preocupação com detalhes nessas obras.


Essa imagem já mostra a suavidade dos círculos e a forma com maiores camadas de tinta,sugerindo então a “painterly hand“.

E por último mas não menos importante, ”the elegant hand”  (a mão elegante), que fazia jus ao estilo gótico. Para explicar brevemente, as catedrais do estilo gótico muitas vezes tinham figuras alongadas nos pilares acompanhando seu formato,e essa "mão" gostava de seguir esse padrão de figuras alongadas e prende a atenção de quem o vê. Ele brinca com a perspectiva e a forma clássica humana, a proporção humana ainda era algo a ser descoberto, mas nessa época cada desenho eram uma tentativa de chegar ao real,  porém acabaram apenas brincando com a forma humana tentando chegar ao perfeito e o mesmo acontecia com a perspectiva, essas técnicas foram se aperfeiçoando até chegar onde conhecemos hoje e aquela foi uma época de muita tentativa. Inclusive essa figura mais alongada é a mais utilizada para croqui de moda,então de certa forma eles acertaram bem. A ideia era indicar o movimento. Reparem nas asas dos anjos e na forma com que elas têm um grande alongamento,até mesmo o corpo deitado abaixo.


Além dessas mãos,existem também inúmeras pessoas com outros trabalhos específicos que faziam parte da execução destes manuscritos. Um desses trabalhos, por exemplo, era o trabalho de douramento porque consistia em colar as folhas de ouro em determinados locais e formados na obra. Mas essas três mãos trouxeram um verdadeiro mistério para pesquisadores: qual irmão fez o quê?  Depois de toda a pesquisa feita, os pesquisadores ainda acreditam que com o passar dos avanços tecnológicos será possível distinguir quem era cada "mão". Mas até lá, ficamos curiosos com tudo isso e nos contentamos com as suposições.

Referências


Livro: The Limbourg Brothers-reflections on the origins and the legacy of three illuminators from nijmegem.


Imagens:file:///C:/Users/biabm/AppData/Local/Packages/microsoft.windowscommunicationsapps_8wekyb3d8bbwe/LocalState/Files/S0/28/Attachments/386710431-The-Limbourg-Brothers-ed-Duckers-en-Roelofs-pdf[251].pdf

 pesquisa:file:///C:/Users/biabm/AppData/Local/Packages/microsoft.windowscommunicationsapps_8wekyb3d8bbwe/LocalState/Files/S0/28/Attachments/386710431-The-Limbourg-Brothers-ed-Duckers-en-Roelofs-pdf[251].pdf

https://en.wikipedia.org/wiki/Belbello_da_Pavia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Irm%C3%A3os_Limbourg

https://pt.wikipedia.org/wiki/Iluminura

imagem belbello de pavia : https://www.google.com/search?q=bel+bello+da+pavia&rlz=1C1CHBD_pt-PTBR913BR913&biw=1366&bih=657&sxsrf=ALeKk01e_Je8D5nHW5FsvhRhzA84YhFtIg:1612995561683&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=B7TOvZzdsQvl3M%252COkv8TYNQ6GysOM%252C_&vet=1&usg=AI4_-kSeJc71mxXG6tSDUlq3QnDW3Jxasw&sa=X&ved=2ahUKEwj4wOnbrODuAhUoF7kGHVenBvYQ9QF6BAgNEAE#imgrc=B7TOvZzdsQvl3M





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