Arte no início da Dinastia Ming

   Introdução

    Você já ouviu falar sobre a dinastia Ming? A história política da China é dividida em períodos e são chamados de Dinastias. A Dinastia Ming, que significa brilhante, foi fundada por Hongwu (1368-1398) que procurou restaurar os costumes milenares chineses, buscando aprender com a dinastia Tang e Song. Durante a Dinastia Ming houve um avanço nas artes, um dos reflexos é visualizado na arquitetura que é de grande escala e impacto. Em 1406 foi determinada a construção da Cidade Proibida pelo imperador Yongle. A edificação desta cidade é considerada Patrimônio da Humanidade desde 1998 (PINTO, 2012). 

    A religião na época era o Confucionismo e tinha grande influência sobre a corte. Ensinamentos do Confucinismo incentivavam um sistema de hierarquias e culto aos antepassados. Durante a dinastia houve recuperação dos valores ancestrais associados ao culto dos mortos e a tumulária. A corte possuía uma extensa comunidade de artesão que produziam objetos luxuosos, entre eles a porcelana. O auge da produção de porcelana azul e branca foi no final da dinastia. Imitações de arte eram comuns, inclusive na pintura. Devido ao culto aos antepassados os estilos e motivos decorativos de outras épocas eram rigorosamente copiados  (PINTO, 2012).


Pintura na dinastia Ming


No início da dinastia Ming houve um “renascimento” do estilo de pintura da dinastia Sung. A grosso modo podem ser separadas duas escolas, o movimento Che e o movimento Wu. Na escola Che predominam artistas profissionais que trabalhavam no estilo Sung que era mais tradicional e estava ligada aos pintores profissionais. Muitos dos artistas dessa escola eram estudiosos descontentes com a política autocrática e atraídos por temas taoístas e pinceladas excêntricas (Qiyi et al, 2009). Na escola Wu predominam artistas amadores que trabalhavam no estilo Yuan, mais frio e austero, apresentavam uma abertura no apelo emocional, e associados à debilidade política  (CAHILL, 1978).


Escola Che


Wang Li

Representa o período 1368-1398. Nascido em 1322 em K'un-shan na província de Kiangsu, era médico e atuava como pintor amador. Foi elogiado pelos críticos por possuir uma pincelada firme e flexível, composições ricas e por combinar o espírito profissional com acadêmico. No início do período Ming, quando tinha cerca de cinquenta anos, ele subiu o monte Hua, a montanha de peregrinação taoísta. A experiência transformou sua vida e seu estilo de pintura. Após sua viagem Wang pintou, com base em esboços feitos durante a viagem, mais de quarenta folhas. Wang Li construiu a partir de seus esboços a impressão que a paisagem deixou nele e desenhou linhas pesadas que se estreitam nas pontas e engrossam nas dobras. As rochas são definidas pelas curvas e pela textura, e arbustos e árvores crescem em fendas ou no topo das rochas (Figura 1). Na Figura 2 é possível observar os picos de uma crista de montanha sinuosa, com bosques de pinheiros, aparecendo acima de um mar de névoa (CAHILL, 1978).

Figura 1. Cenas do monte Hua. Wang Li. Tamanho 34.7 X 50.5 cm. Fonte: https://kb.osu.edu/bitstream/handle/1811/24123/4/PARTING+AT+THE+SHORE.pdf

Figura 2. Cenas do monte Hua. Wang Li. Tamanho 34.7 X 50.5 cm. Fonte:  https://kb.osu.edu/bitstream/handle/1811/24123/4/PARTING+AT+THE+SHORE.pdf

Pien Wen Chin

Representa o período 1403-1424. Nasceu na província costeira do sul de Fukien. Não possui um estilo próprio; a maioria de suas pinturas são decorativas e contém pássaros, plantas e bambus. A Figura 3 mostra uma de suas pinturas típicas, apresentando inclinação acadêmica e composição assimétrica, com presença de plantas com flores e pássaros (CAHILL, 1978).

Figura 3. Duas garças e pequenos pássaros, com bambu e ameixa em flor. Pien Wen Chin. Tamanho 63.5 X 86.6 cm. Fonte:  https://kb.osu.edu/bitstream/handle/1811/24123/4/PARTING+AT+THE+SHORE.pdf

Tai Chin

Tai nasceu em 1388 em Ch'ien-t'ang (a região de Hangchow) na província de Chekiang e provavelmente aprendeu pintura com algum mestre da escola local. Foi um pintor estimado e influente durante os anos que viveu na capital. Seu trabalho apresenta uma transição no estilo das pinturas da época, rompendo com o estilo Sung e sendo influenciado pelo estilo Yuan. Desenvolveu seu trabalho dando a direção para a Escola Che. Na Figura 4 está a pintura “Pescadores em um rio no outono”. Essa obra possui um equilíbrio entre liberdade e disciplina, apresentando pescadores pilotando seus barcos e conversando. Foram desenhados em golpes curtos e espasmódicos, com as cabeças viradas e os joelhos flexionados. A energia na pintura das rochas e árvores transmite uma animação desses elementos. Na Figura 5 é representado um eremita à beira do rio, cercado por árvores, plantas e rochas. Este eremita é Hsü You, que após receber uma proposta de posto de trabalho pelo imperador foi até o rio lavar seus ouvidos. Na Figura 6 é representada a cena de outono, onde pode-se observar um penhasco, árvores e arbusto, e barco de pescadores. Esse tipo de cena era original na pintura de Tai Chin e foi copiada por diversos artistas posteriormente (CAHILL, 1978).

Figura 4. Pescador em um rio no outono. Tai Chin. Fonte:  https://artsandculture.google.com/asset/fishermen-on-an-autumn-river/JgEwx3MYCjl1hw

Figura 5. Eremita Hsü You descansando na beira de um rio. Tai Chin. Tamanho 138.2 x 75.2 cm. Fonte:  https://archive.org/details/clevelandart-1974.45-the-hermit-xu-you-re

Figura 6. Paisagem de outono. Tai Chin. Tamanho 134.8 X 51.5 cm. Fonte:  https://kb.osu.edu/bitstream/handle/1811/24123/4/PARTING+AT+THE+SHORE.pdf


Yen Tsung


Representa o período 1436-1465. Nascido por volta 1393, Yen Tsung tornou-se um graduado do segundo grau em 1423 e no início de 1450 trabalhou no Conselho de Assuntos Militares. Foi elogiado por Lin Liang, seu professor de pintura, pela naturalidade em suas obras, provavelmente devido à rusticidade das cenas. Seu trabalho é eclético e possui elementos das tradições Li-Kuo e Ma-Hsia e se caracteriza por conter silhuetas, graduadas em valor tonal de acordo com sua colocação no espaço, permeadas por uma névoa leve que escurece os objetos dentro dela como pode ser visualizado na Figura 7 e 8, que são porções de um pergaminho maior (CAHILL, 1978).

Figura 7. Paisagem com figuras. Yen Tsung. Fonte:  https://kb.osu.edu/bitstream/handle/1811/24123/4/PARTING+AT+THE+SHORE.pdf

Figura 8. Paisagem com figuras. Yen Tsung. Fonte:  https://kb.osu.edu/bitstream/handle/1811/24123/4/PARTING+AT+THE+SHORE.pdf


Escola Wu


Wang Fu


Natural de Wu-hsi, obteve o diploma de segundo grau em 1376. Foi banido, com sua esposa e dois filhos, para o extremo norte da fronteira, onde atuou como guarda. Voltou ao sul por volta de 1400 e passou alguns anos se dedicando à pintura e escrita. As inscrições de Wang Fu em suas pinturas indicam que eram obras ocasionais, feitas para seus anfitriões em banquetes e festas. Frequentemente, as imagens trazem poemas compostos para a ocasião. Na Figura 9, onde se observam colinas e árvores, pode-se observar o domínio da perspectiva ao desenhar árvores de menores proporções ao fundo (CAHILL, 1978).


Figura 9. Reunião de despedida em Fengch'eng. Wang Fu. Tamanho 91.4
X 31 cm cm. Fonte:  https://kb.osu.edu/bitstream/handle/1811/24123/4/PARTING+AT+THE+SHORE.pdf



Liu Chueh


Liu nasceu em 1410 em Soochow obteve seu diploma de segundo grau em 1438. Ocupou cargos como secretário no Ministério da Justiça e como vice-comissário assistente de vigilância. Apresenta pinceladas grossas e secas e alguns desenhos mais finos em detalhes. Na figura 10 são representados edifícios baixos e abertos na beira de um rio, no sope de colinas íngremes. Na Figura 11 os arbustos do primeiro plano estão inclinados em direção ao centro e ao fundo aparecem colinas e um riacho (CAHILL, 1978).

Figura 10. Pavilhão Puro e Simples. Liu Chueh. Tamanho 97.2 X 35.4 cm. Fonte:  https://kb.osu.edu/bitstream/handle/1811/24123/4/PARTING+AT+THE+SHORE.pdf


Figura 11. Cenário a caminho de Hangzhou. Liu Chueh. . Fonte:  https://artsandculture.google.com/asset/scenery-on-the-way-to-hangzhou/OQEF1XB1O0BUrQ



Shen Chou

Proveniente de uma família abastada, se dedicou aos estudos e à pintura. Em seus primeiros trabalhos copiava os mestres de estilos anteriores e com o passar do tempo deixou de seguir  as regras e medidas e deixou de usar as mesmas cores, porém seus trabalhos eram fiéis à natureza e muito expressivos. Na Figura 12 é possível ver um de seus trabalhos que apresenta uma composição simples mas independente. Na porção inferior esquerda há um rio, logo acima entre as árvores há uma figura caminhando e a porção superior é composta por um horizonte rochoso. Na Figura 13 está o trabalho mais antigo que restou. Consiste em uma residência isolada, à beira de um rio, entre árvores e bambus. Na porção superior aparecem penhascos acima da névoa. A Figura 14 é uma porção de um pergaminho de cerca de 10 metros que levou 3 anos para ser concluído. É um exemplo de seu estilo desenvolvido e apresenta um abrigo de descanso numa composição com penhascos, árvores e rios (CAHILL, 1978).

Figura 12. Caminhando com um cajado. Shen Chou. Tamanho 159.1 X 72.2 cm. Fonte:  https://kb.osu.edu/bitstream/handle/1811/24123/4/PARTING+AT+THE+SHORE.pdf

Figura 13. Vivendo em isolamento. Shen Chou. Tamanho 77 X 34 cm. Fonte:  https://kb.osu.edu/bitstream/handle/1811/24123/4/PARTING+AT+THE+SHORE.pdf

Figura 14. Paisagem de Wu K'uan. Shen Chou. Tamanho 31.1 X 1093.2 cm. Fonte:  https://kb.osu.edu/bitstream/handle/1811/24123/4/PARTING+AT+THE+SHORE.pdf



Mulheres pintoras na Dinastia Ming

 

Na sociedade tradicional chinesa as mulheres não tinham muitos direitos e eram subordinadas aos pais e maridos. Durante a Dinastia Ming uma centena de pintoras emergiram (YUHO, 2013). Três pintoras foram selecionadas para representar o período:


Ma Shouzen (1548-1605)


Mais conhecida por seu nome artístico Xianglan. As pinturas que sobreviveram incluem paisagens em nanquim, orquídeas e bambu (Figura 15 e 16). Ela aplica cores levemente e com bom gosto. Suas pinceladas são soltas e um pouco tímidas. Muitas das suas pinturas foram produzidas rapidamente durante festas (YUHO, 2013).

Figura 15. Orquídeas e Bambu. Ma Shouzen. Fonte:  https://www.jstor.org/stable/3250517?read-now=1&seq=9#page_scan_tab_contents

Figura 16. Orquídeas e Bambu. Ma Shouzen. Fonte:  https://www.jstor.org/stable/3250517?read-now=1&seq=9#page_scan_tab_contents


Xue Wu (1573-1620)


Apresenta firmeza no traço e a tonalidade do nanquim dos artistas contemporâneos da época, porém há uma ousadia em seu trabalho marcado por seu temperamento independente. Orquídeas são um tema comum, mas as pintadas por Xue Wu (Figura 17) tem a sua própria individualidade (YUHO, 2013).

Figura 17. Orquídeas. Xue Wu. Fonte:  https://www.jstor.org/stable/3250517?read-now=1&seq=10#page_scan_tab_contents


When Shu (1595 – 1634)


Excelente na pintura de flores incomuns e pequenos insetos. Inspirada por livros de ervas medicinais chinesas, pintou uma espécie por dia, esforçando-se para uma identificação precisa, completou mil espécies. Suas pinturas são geralmente detalhistas (Figura 18) e seu trabalho é sólido e disciplinado (YUHO, 2013).

Figura 18. Escarlate. When Shu. Fonte:  https://www.jstor.org/stable/3250517?read-now=1&seq=10#page_scan_tab_contents


REFERÊNCIAS



Cahill, James. “Parting at the Shore: Chinese painting of the early and middle Ming dynasty 1368-1580. Nova York e Tóquio, 1978. Disponível em: <https://kb.osu.edu/bitstream/handle/1811/24123/4/PARTING+AT+THE+SHORE.pdf >. Acesso em 07 de Janeiro de 2021.


Qiyi, Liu; Silbergeld, Jerome; Sullivan, Michael. “Chinese Painting”. Britannica. Disponível em: <https://www.britannica.com/art/Chinese-painting>

Acesso em 24 de Fevereiro de 2021


Pinto, Carla Alferes. “Alguns Aspectos da Arte no Período Ming”. Revista de História da Arte, nº9, 2012. Disponível em: <https://run.unl.pt/bitstream/10362/16738/1/RHA_9_Varia_ART_5_CAPinto.pdf>. Acesso em 08 de Janeiro de 2021


Yuho, Tseng. “Women Painters of the Ming Dynasty.” Artibus Asiae, vol. 53, no. 1/2, 1993, pp. 249–261. Disponível em: <www.jstor.org/stable/3250517>. Acesso em 07 de Janeiro de 2021.







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